domingo, 28 de março de 2010

Urucum na cara na Tv Horizonte discutindo a ocupação do espaço publico



Nessa ultima sexta-feira o Urucum participou do programa Caleidoscopio na Tv Horizonte discutindo a ocupação do espaço público e as políticas públicas para a cultura, além de mostrar um pouco do nosso som. O programa foi muito interessante pelo fato de ter abordado temas que estão deixando a gente com a pulga atrás da orelha em relação a gestão do atual prefeito. Estavam presentes no programa artistas de várias aréas, entre eles Gustavo do Grupo Espanca e Nina do obcenicas,e representante da Fundação Municipal de Cultura Solanda. Isto deixou o clima um pouco tenso, afinal de contas quase todos os participantes do programa eram contra as medidas anticulturais do governo atual e apenas a uma pessoa a defesa delas.
Não sei se vcs estão sabendo dos últimos acontecimentos de Beagá então vou dar uma introdução geralzona:

Os eventos de grande porte estão sendo retirados da praça da estação para áreas como a pampulha, funcionarios e mangabeiras. O motivo pelo qual a prefeitura afirma que nao se pode fazer eventos na praça é a depredação do patrimônio publico. Entao, sem consultar a população, meteram um decreto de proibição de eventos de qualquer natureza na praça da estação. Faltando 5 meses para o FIT - Festival Internacional de Teatro - a fundação divulga que ele será adiado para o ano que vem devido ao fato de esse ano ser ano de copa e eleições e também porque nao encontraram peças de teatro suficientes para completar a programação. Sem falar do atraso de um mês para a divulgação do resultado da seleção da lei municipal de incentivo à cultura e da verba para o fundo de projetos culturais nao ter sido aumentada como havia sido prometido. Além disso tudo, o projeto Arena da Cultura iria completar 12 anos de existência se não estivesse a um ano paralisado; o Arena era um espaço muito importante dentro da cidade contribuindo para a formação, o debate artístico e a descentralização da cultura.

Bom deu pra sentir que a cultura num é muito o forte dessa nova gestão do governo né. Eu acho um absurdo os motivos alegados pela prefeitura para a proibição de eventos na praça e o adiamento do FIT. A descentralização dos eventos culturais deveria ser um ponto positivo, porém em Beagá nao existe outro espaço onde possa ocorrer mega eventos sem ser nas regioes citadas. Isso é muito ruim pois dificulta o acesso a determinados produtos culturais por grande parte da população que não frequenta diariamente essas regiões, como a pampulha ou praça do papa. Entretanto, os mega eventos que são patrocinados pela Vale ou por um grande empresa alimenticia como a Nestle podem ser realizados nas outras praças, pois eles se encarregam do onus da realização do mesmo.

Mesmo com a proibição de eventos na Praça da Estação, desde janeiro grupo de artistas e parte da comunidade vem se encontrando na chamada "Praia da estação" com muito humor e irreferência, no dia 06/03 realizaram o "Eventão" com um dia inteiro de atrações das quais o Grupo Urucum na Cara participou dando oficinas e tocando. Houve muita mobilização contra o adiamento do FIT. Neste último sabado, quem estava no Beagá Fashion Beach se juntou a passeata com mais de 300 pessoas que sainda da Praia da estação, seguiu até a prefeitura num protesto contra o adiamento do FIT com direito a desfile de moda e caminhão pipa.

Mesmo com toda essa mobilização se a gente não ficar esperto essa nova gestão promete dar um susto na gente, a cada semana e de arrepiar os cabelos, principalmente pelas explicações sem nexo que usam para justificar suas políticas antidemocráticas e de efeito anti-cultura.

Irene Bertachini

Nenhum comentário: